sábado, 29 de maio de 2010

PROFESSORES: LAUSIMAR, SÂMIO, CRISTIANE, DEOLINDA, LUIZA E ALUNOS!

 


http://www.aypwip.org/webnote/Especial
Posted by Picasa

BAILÃO COM CALYPSOOOOOOOOOO!

http://picasaweb.google.com/home/ceneintegrado
Neste endereço você encontrará o clip feito com as fotos do baile com o calypso e com a trilha sonora "a lua me traiu"



INICIOU NESTA QUINTA-FEIRA, 27/05/2010 O CURSO DE ARTESANATO COM A CONFECÇÃO DE BIOJOIA
REGISTRAMOS A PRESENÇA DO AMIGO ESCOLA SENHOR AROLDO.
VOLTAREMOS EM OUTRO MOMENTO PARA FALAR DA NOVA FASE DO PROJETO.
Posted by Picasa

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

NO ANO DE 2009 FORAM OFERECIDOS OS ALUNOS DAS ESCOLAS, APAE, CENE E PESTALOZZI CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM DIVERSAS ÁREAS:
PANIFICAÇÃO
MECÂNICO DE BICICLETA
ARTESANATO
ENTRE OUTROS
NA FOTO TEMOS AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO, APRESENTAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS REALIZANDO UMA PERFORMACE DE MICHAEL JACKSON E A APRESENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CURSO DOS ALUNOS NO CURSO DE BIO-JÓIAS.
Posted by Picasa

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Curso : Elaboração de projetos -Eixo II - Currículo

Parabéns a todos os cursistas presentes nesse 2º encontro presencial.



Dalva
Tutora -26/05/2010

Curso: Confecção de Chaveiros

Parabéns pela equipe envolvida nesse projeto.




Dalva
26/05/2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Curta Amazônia

Divulgação para a comunidade em geral!!!
Festival de cinema, será realizado pela primeira vez em Porto Velho-RO, e tem como meta ao longo dos próximos anos de sua existência projetar a cidade de Porto Velho e todo o país como pólo de fomento à cultura cinematográfica, além de constituir num dos mais importantes acontecimentos de difusão do potencial turistico da região amazônica. São filmes e vídeos de curta-metragem que irão abrilhantar o mais novo emprendimento cultural em Rondônia.
Local
Sesc Esplanada
data
de 25 a 29 de maio
Entrada gratuita.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

Olá pessoal!!!
Uma oportunidade para divulgar nosso trabalho....

Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação

Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:

1) Ensino Básico


Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), instituições de ensino sem fins lucrativos (ONGs, Fundações, etc).

Inovação em Comunidade
Inovação em Colaboração
Inovação em Conteúdo
2) Ensino Técnico


Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.

Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas
Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.

Premiação


O Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.

Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br

Mais informações no Blog: http://educadoresinovadores.spaces.live.com


Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

Para mais informações:

Criax Comunicação Organizacional

(11) 3817-4665

E-mail: contato@educadoresinovadores.com.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

LIVRO DOS SONHOS...

FINALMENTE O NOSSO LIVRO FICOU PRONTO E DEIXO AQUI REGISTRADO QUE FOI MUITO PRAZEROSO  A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO.
DEIXO COM VOCÊS MAIS UMA ETAPA DO TRABALHO CONCLUIDO

ETM( Emulador de Teclado e Mouse) para portadores de necessidades especiais

O que é o ETM ?
O ETM é um software que, em conjunto com sensores, permite ao portador de necessidades especiais utilizar todas as funções de teclado e mouse.
Qualquer pessoa que tem dificuldade motora de utilizar o teclado e o mouse pode utilizar o equipamento
Como esse programa funciona ?  Funciona acoplado a um equipamento que, conectado a sensores, permite ao usuário utilizar todos os recursos de teclado e mouse do micro. Esses sensores são ligados à cadeira de rodas ou ao corpo de um portador de paralisia cerebral – ou pessoa que tenha dificuldade motora. Por exemplo, para utilizar o software, o portador de paralisia que só move a cabeça pressiona um encosto colocado na cadeira de rodas. Com o movimento da cabeça, um sinal chega até o computador e o usuário navega pelo sistema de varredura.

Qual o custo do programa ?
O programa é gratúito e prestamos todo o suporte necessário para utilização. Temos diversas pessoas em todo o Brasil que utilizam o ETM e prestamos o suporte remotamente. Basta entrar em contato que conduzimos o processo.
O que é o sistema de varredura ?
É um software auxiliar que navega entre as letras de um teclado que aparece na tela. O sistema funciona da seguinte maneira: letras, números e flechas indicativas de movimento de mouse são varridas, o tempo todo, por uma espécie de marcador. Quando o marcador está posicionado no caractere escolhido pelo usuário, ele pressiona o sensor. Se, por exemplo, o usuário deseja escrever a palavra mãe, basta esperar o marcador passar pela letra M, em seguida à e depois E. Por meio desse sistema, o portador de deficiência pode acessar a Internet, documentos de texto e jogos.
É preciso um equipamento muito sofisticado para utilizar o sotware ?

Nao. O ETM funciona em computadores antigos com windows 95 ou superior.
Existem vários tipos de sensor. Sensor de pressão por exemplo é uma simples chave de liga-desliga que pode ser acoplado a cadeira de rodas ao encosto de cabeça que ao ser tocada permite, através do software, utilizar as funcionalidades do teclado e mouse.


Existem inúmeros tipos de sensores. Para cada caso existe um tipo de sensor. Até mesmo o microfone pode ser utilizado como sensor bastando algum tipo de ruido ou sopro para o acionamento do software.
Outra forma de acesso é através do reconhecimento da face utilizando Webcam, que através do piscar dos olhos permite fazer o acionamento. O trabalho com reconhecimento de face é desenvolvido pelo Mestre em Cïências Tomas Fernandez.

Há aproximadamente dez anos, a Escola de Educação Especial Vivian Marçal, solicitou à UTFPR, na época CEFET, o desenvolvimento de um mecanismo que tornasse possível o uso do computador por deficientes motores.

O diretor do Campus Curitiba, na época, contactou o Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), que encaminhou a proposta ao professor Aurélio Flávio Charão, o qual, prontamente, aceitou o desafio.
Um ex-orientando de mestrado do professor Charão, o aluno Maurício Kaster, baseou sua tese no desenvolvimento do programa solicitado e, cinco anos depois, outro aluno, Alexandre Henzen, aperfeiçoou o programa, também em tese de mestrado.
Sobre o projeto, qualquer um pode baixar o programa por meio de um site mantido por Alexandre Henzen, o ex-aluno do mestrado da Universidade que, até hoje, se reúne com o professor Aurélio Charão em busca do aprimoramento do projeto. A última versão foi liberada no último dia 04/03/09.

O programa é tão bem desenvolvido que torna possível o uso dos computadores por uma pessoa que apresentar qualquer tipo de deficiência motora. Cada usuário escolhe a melhor maneira de utilizar o ETM. Com recursos de sons e imagens, o emulador auxilia, também, no processo de alfabetização de pessoas.
Os sensores para a utilização do software podem ser encomendados com o próprio professor Charão, de acordo com as necessidades motoras de cada um. Pode-se utilizar a cabeça, o braço ou qualquer outra parte do corpo para controlar o mouse e o teclado, utilizando-se apenas um “botão”. O Emulador também funciona com mouse, teclado, joystick e, até mesmo, webcam.  Atualmente, o mecanismo é usado por instituições em vários lugares do Brasil.


Para maiores detalhes acessem ... http://www.projetoetm.com.br/

terça-feira, 11 de maio de 2010

Homenagem ao dia das MÃES....

Essa é uma homenagem as mães e em especialmente a mãe da professora Elza.. uma mãe e poetiza

Mulher que tem tantos contrastes, primeiro fala para o filho.
_ Filho!! pára de comer menino, você está comendo muito, outra hora,
_ voce precisa comer mais, ouve o que falo, porque se continuar assim voce vai ficar fraco porque não se alimenta, em outro momento diz estás estudando demais, pare um pouco; quando não estuda é assim que você quer crescer, quem não estuda não é ninguém, quando filho sai muito, agora voce não pára mais em casa, não temos mais tempo para conversarmos por conta das suas saídas; quando o filho fica mais em casa ela fala
_Menino saia um pouco, voce precisa se distrair, refrescar a cabeça, conversar com amigos, assistir um bom filme.....e assim são as mães procurando compreender o filho em todos os sentidos, em todos os seus atos, querendo se policiar em suas ações para não dizer sim ou não no momento certo; e a angústia que sente ao responder o filho o que realmente esta passando no seu interior, faço isso ou aquilo???

O dia das MÃES  quem ganha o presente é voce filho que tem a sua mãe ao seu lado, poder abraçá-la e carinhosamente poder dizer eu te amo...
Eu não posso receber abraços e ouvir filha eu te amo, que Deus te abençoe e também não poder retribuir.
O que posso falar é: Mãe onde quer que eu estejas saiba que sou muito grata por tudo que fizestes pelos filhos e que meu amor por ti foi e sempre será eterno...
         Feliz dias das Mães.

Carinhosamente Profª Elza

"Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la." [ Clarice Lispector ]

domingo, 2 de maio de 2010

Curso Elaboração de Projetos (40 h)

PARABÉNS CURSISTAS PELA SUA PARTICIPAÇÃO NO 1º ENCONTRO PRESENCIAL.




Tutora : Dalva
28/04/2010

Curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40h):

Parabéns professores e gestores da nossa escola CENE pela sua participação no 1º Encontro presencial do curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40h), que aconteceu dia 28/04/2010.


Curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40h):
Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Programa Proinfo Integrado, o curso de Elaboração de Projetos (40h) tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professores e gestores para que possam:

Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;

- Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);

- Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;

- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).


Link para acessar orientações on-line

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/home.html

Tutora : Dalva

sábado, 1 de maio de 2010

LIVRO DOS SONHOS...

DURANTE A SEMANA TRABALHAMOS COM O LEVATAMENTO DOS SONHOS.
O RESUMO FICOU ASSIM:
SONHO DE UM CARRO LUXUOSO
CASA BONITA
UM LUGAR MARAVILHOSO
UM SER HUMANO SINGULAR
UM LIVRO COM TEMA INTERESSANTE
UMA PROFISSÃO
UM AVENTURA
ABAIXO UM EXEMPLO GERAL DO LIVRO QUE PRODUZIREMOS DURANTE AS AULAS NO LABOATÓRIO.

Modelo do Livro do sonhos