domingo, 15 de março de 2009

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALUNOS ESPECIAIS



Governo oferece curso profissional para alunos com necessidades especiais
As pessoas com necessidades especiais passam a fazer parte de mais um projeto de inclusão desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Trata-se da capacitação profissional em informática básica, confecção e montagem de biojóias/bijuterias, que acontece da próxima segunda-feira (16), na empresa Mult Task, em Porto Velho.

De acordo com a gerente de Educação Profissional da Seduc, Josélia de Oliveira, desde 2006 o Estado executa o projeto de inclusão, que este ano conta com a participação da Subgerência de Educação Especial da Seduc, com vistas à qualificação para o trabalho na área de informática, cujas aulas serão realizadas até o dia 28 de abril; e montagem e confecção de biojóias/bijuterias que segue até o dia 8, todos com turmas das 8h às 12h, e das 14h às 18 h.



O público alvo dos cursos, segundo a gerente, são alunos com necessidades especiais, matriculados no ensino fundamental, médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas inclusivas da rede estadual, instituições de atendimento especializado, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Ensino Especial (Cene), da capital.



A proposta, conforme destacou a secretária da Educação estadual, professora Marli Cahulla, é oferecer às pessoas com necessidades especiais uma oportunidade de capacitação que colabore com sua entrada no mundo do trabalho. “A intenção da administração estadual ao promover a capacitação profissional inclusiva é diminuir a distância entre os alunos do ensino especial e do regular, garantindo oportunidade para todos participarem do processo de desenvolvimento do Estado, seja na área da informática, biojóias e outras com foco nos aspectos regionais ou que atendam às carências locais”, explicou a secretária.


Ao todo, segundo Josélia de Oliveira, serão 60 alunos (30 no curso de informática e 30 na montagem e confecção de biojóias) divididos nos períodos manhã e tarde.

Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário