quinta-feira, 13 de maio de 2010

ETM( Emulador de Teclado e Mouse) para portadores de necessidades especiais

O que é o ETM ?
O ETM é um software que, em conjunto com sensores, permite ao portador de necessidades especiais utilizar todas as funções de teclado e mouse.
Qualquer pessoa que tem dificuldade motora de utilizar o teclado e o mouse pode utilizar o equipamento
Como esse programa funciona ?  Funciona acoplado a um equipamento que, conectado a sensores, permite ao usuário utilizar todos os recursos de teclado e mouse do micro. Esses sensores são ligados à cadeira de rodas ou ao corpo de um portador de paralisia cerebral – ou pessoa que tenha dificuldade motora. Por exemplo, para utilizar o software, o portador de paralisia que só move a cabeça pressiona um encosto colocado na cadeira de rodas. Com o movimento da cabeça, um sinal chega até o computador e o usuário navega pelo sistema de varredura.

Qual o custo do programa ?
O programa é gratúito e prestamos todo o suporte necessário para utilização. Temos diversas pessoas em todo o Brasil que utilizam o ETM e prestamos o suporte remotamente. Basta entrar em contato que conduzimos o processo.
O que é o sistema de varredura ?
É um software auxiliar que navega entre as letras de um teclado que aparece na tela. O sistema funciona da seguinte maneira: letras, números e flechas indicativas de movimento de mouse são varridas, o tempo todo, por uma espécie de marcador. Quando o marcador está posicionado no caractere escolhido pelo usuário, ele pressiona o sensor. Se, por exemplo, o usuário deseja escrever a palavra mãe, basta esperar o marcador passar pela letra M, em seguida à e depois E. Por meio desse sistema, o portador de deficiência pode acessar a Internet, documentos de texto e jogos.
É preciso um equipamento muito sofisticado para utilizar o sotware ?

Nao. O ETM funciona em computadores antigos com windows 95 ou superior.
Existem vários tipos de sensor. Sensor de pressão por exemplo é uma simples chave de liga-desliga que pode ser acoplado a cadeira de rodas ao encosto de cabeça que ao ser tocada permite, através do software, utilizar as funcionalidades do teclado e mouse.


Existem inúmeros tipos de sensores. Para cada caso existe um tipo de sensor. Até mesmo o microfone pode ser utilizado como sensor bastando algum tipo de ruido ou sopro para o acionamento do software.
Outra forma de acesso é através do reconhecimento da face utilizando Webcam, que através do piscar dos olhos permite fazer o acionamento. O trabalho com reconhecimento de face é desenvolvido pelo Mestre em Cïências Tomas Fernandez.

Há aproximadamente dez anos, a Escola de Educação Especial Vivian Marçal, solicitou à UTFPR, na época CEFET, o desenvolvimento de um mecanismo que tornasse possível o uso do computador por deficientes motores.

O diretor do Campus Curitiba, na época, contactou o Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), que encaminhou a proposta ao professor Aurélio Flávio Charão, o qual, prontamente, aceitou o desafio.
Um ex-orientando de mestrado do professor Charão, o aluno Maurício Kaster, baseou sua tese no desenvolvimento do programa solicitado e, cinco anos depois, outro aluno, Alexandre Henzen, aperfeiçoou o programa, também em tese de mestrado.
Sobre o projeto, qualquer um pode baixar o programa por meio de um site mantido por Alexandre Henzen, o ex-aluno do mestrado da Universidade que, até hoje, se reúne com o professor Aurélio Charão em busca do aprimoramento do projeto. A última versão foi liberada no último dia 04/03/09.

O programa é tão bem desenvolvido que torna possível o uso dos computadores por uma pessoa que apresentar qualquer tipo de deficiência motora. Cada usuário escolhe a melhor maneira de utilizar o ETM. Com recursos de sons e imagens, o emulador auxilia, também, no processo de alfabetização de pessoas.
Os sensores para a utilização do software podem ser encomendados com o próprio professor Charão, de acordo com as necessidades motoras de cada um. Pode-se utilizar a cabeça, o braço ou qualquer outra parte do corpo para controlar o mouse e o teclado, utilizando-se apenas um “botão”. O Emulador também funciona com mouse, teclado, joystick e, até mesmo, webcam.  Atualmente, o mecanismo é usado por instituições em vários lugares do Brasil.


Para maiores detalhes acessem ... http://www.projetoetm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário